An international blog about literature and ecocriticism. Here I include my own lyrics, by Rui M. and also the work of others, from 10 to 14 each month 2017: new contributions sent to ruiprcar@gmail.com Periodical Art contests and Critics. Thanks. Arigatou

26
Abr 15

O concurso literário de “Homenagem a Manoel de Oliveira – 106 poemas para 106 anos de vida” surgiu de uma forma compulsiva durante o Dezembro de 2014, quando verifiquei que o Sr. Manoel de Oliveira fazia mais um aniversário, para alegria de todos. Este facto feliz ocorreu no exato momento em que eu começava a pensar criar um primeiro concurso literário e em como seria bom servir para homenagear alguém que merecesse. Exatamente quando começava a pensar sobre o assunto e em quanto seria difícil encontrar uma figura que tão plenamente satisfizesse os critérios de retidão de carácter e postura de trabalho que justificasse todo o esforço que, seguramente, me surgiria pela frente, a minha questão ficou solucionada com a evidência, sem mácula de dúvida, de que o Sr. Manoel de Oliveira era tudo o que procurava, mais a preserverança típica das pessoas corajosas perante a vida.

E foi uma aventura sem igual.

Aproveito neste momento, em que se volta esta página do tempo, para agradecer a todos os que estiveram comigo.

Agradeço ao meu amigo Hugo Caeiro (hugo.caeiro30@gmail.com), com alguma formação em Literatura, pelo seu apoio primordial na seleção dos poemas. Que em breve tenha a felicidade de encontrar um trabalho a tempo inteiro ou parcial que o realize plenamente, e que este seja presencialmente em Lisboa ou remotamente a partir de algures o mundo. Esse mundo sempre maravilhoso mas, cada vez menos imenso.

Agradeço a todos os parceiros, já listados neste blog, que foram essenciais na divulgação deste projeto, pela visibilidade que emprestaram a este encejo que se materializou em concurso literário.

Agradeço a todos os corajosos e corajosas poetas que nos apresentaram o melhor de si vertido em linhas, de palavras, de letras que apenas aproximadamente nos apresentam esse eu interior que nunca se esgota.

Agradeço ao Brasil, pelo seu empenho, em qualidade e em quantidade, que sem dúvida me faz antever um futuro cada vez melhor para este país, além mar. Com muitas das minhas forças quero que esta previsão otimista seja uma realidade.

Agradeço aos fazedores de sonhos móveis: os cineastas.

Finalmente, agradeço ao Sr. Manoel de Oliveira, que descanse em paz. Infelizmente, não foi possível mostrar-lhe o resultado do nosso empenho. Quase como se tudo isto se resumisse a uma Tragédia Grega. Mas não... tantas vezes se vão pessoas de que somos próximos e não nos movemos como nos movemos neste processo. Nós todos nos pusemos a caminho em tempo útil e, no fim, resta-nos a visão, já de si plena de recompensa, de além da praia ver o nosso trabalho ser para algo bom, e que o destinatário o conhecesse. Não é pouco sonhar e nós fize-mo-lo. Muito mais que isso, somos hoje mais que alguém que talvez tivesse dificuldade em ver um exemplo de empenho e trabalho ético. Com todas as nossas diferenças, fomos a diversidade que se completa neste processo que foi mais que uma Antologia de poemas mas também algo que se converteu numa sincera ode à ética humana.

Embora o final acutilante, a felicidade desta viagem superou o ácido da chegada, feita na tua partida.

Morres-te na Primavera, Sr. Manoel de Oliveira. Em que época do ano mais positiva poderias ter falecido? A época das flores que desabrocham traz consigo toda a força das promessas de futuro. Só podia ser na Primavera... Nasces-te no Dezembro do Natal e partis-te com as flores. Que a tua obra e exemplo, floresçam por muitos anos.

Um abraço a todos.

Rui M.

primaveraPT.png

Caros amigos, Dear friends,

A nossa aplicação pode ser encontrada em:

Our app can be found at:

http://www.windowsphone.com/s?appid=820cd714-a4ec-498e-8606-957d14c2adfe (Windows Phone 8)

http://apps.microsoft.com/windows/app/homenagemmanoel/1db2885a-7322-4bdd-ab73-2c938c093ce4 (Windows 8)

 

Caso tenham algum comentário por favor contactem-me em: ruiprcar@gmail.com

If you have any comment please contact me at: ruiprcar@gmail.com

 

published by talesforlove às 00:09